Cacetinho, pão de sal, massa grossa, carioquinha... A verdade é que o pão francês, independentemente de como é chamado em cada região do país, é um clássico de presença garantida nas padarias. Mas o que ele tem de tão especial?
Daniel Marco Bretz Sales, docente de graduação e pós-graduação na área de Gastronomia e Alimentação do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão, explicou algumas particularidades desse pão.
O resultado final do pão francês, que tem um passo a passo simples, oferece uma casquinha crocante, dourada e fininha, que é complementada pelo miolo macio, de cor branca e que carrega muito sabor.
Essas características tornam o pão francês especial, único e popular, além de, assim, ser mais fácil de diferenciar essa produção das demais disponíveis em uma padaria.
Tudo sobre pão francês
Além de descobrir os principais aspectos do pão francês, você também pode saber mais sobre sua origem, ingredientes, processos de produção e até suas diferentes denominações. Veja mais nesta matéria.
Receitas com pão francês
Rabanada com calda de laranja
Nessa receita simples, você pode usar 3 pães franceses amanhecidos, além de leite condensado, ovos, leite, laranjas-bahia, açúcar e outros ingredientes. Veja a receita completa aqui.
Pão francês caseiro
Para se aventurar na cozinha com a família, faça o pão francês caseiro. Ao final, asse o preparo a 180º para ficar dourado. Veja a receita completa aqui.
Bauru
Que tal fazer um sanduíche? As fatias de rosbife, tomate e queijo são envoltas pelo pão francês, um conjunto saboroso para o fim de semana. Veja a receita completa aqui.
Veja também: pão francês ou tapioca?
Escolher entre o pão francês ou a tapioca é uma dúvida que pode surgir no momento de preparar o café da manhã, especialmente para quem busca manter uma alimentação equilibrada. Para entender mais sobre o assunto, leia a resposta de uma nutricionista na matéria de Luigi Di Fiore.