Publicidade

Publicidade

Radar

Pimenta faz mal à saúde? Confira como utilizar os diferentes tipos

Existem muitas variedades de pimentas, cada uma com seu próprio nível de picância e sabor característico

Em uma tábua de madeira estão dispostos seis potes com temperos secos. São eles: noz moscada em bolotas na cor bege, sementes de mostarda na cor amarela, páprica em pó na cor vermelha, pimenta calabresa nas cores vermelha e amarela, sementes de cominho na cor bege, sementes de coentro também em bege e pimenta-do-reino preta em grãos. Há também temperos frescos picados. São eles: cebolinha, salsinha, hortelã, tomilho e alecrim, todos na cor verde. Foto: Tiago QueirozFoto: Tiago Queiroz

O sabor picante dos alimentos e especialmente da pimenta pura pode oferecer benefícios à saúde. Seu consumo está associado à proteção contra doenças vasculares, diabetes e até ao metabolismo mais acelerado.

Embora os pesquisadores ainda estejam explorando o tema para chegar a conclusões mais definitivas, especialistas concordam que não há problemas incluir a pimenta na rotina alimentar.

Em alguns casos, o consumo de pimenta pode levar a efeitos colaterais, como sudorese, desconforto estomacal e, em ocorrências raras, dores de cabeça ou vômitos. Leia o conteúdo completo escrito por Trisha Pasricha ao Estadão.

Guias completos

Para aprender mais sobre os diferentes tipos de pimentas (verde, rosa, vermelha e outras) e como usá-las em suas refeições, um guia completo do Paladar pode ajudar. Clique aqui. Se você está interessado especificamente na pimenta-do-reino, também dá para explorar. Saiba mais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE