Publicidade

Publicidade

Radar

Nem tofu, nem kiwi: esta planta verde (cada vez mais popular) é uma fonte poderosa de proteínas

Super nutritiva, a planta pode ser cultivada em casa

adobe stock. Foto: oscaryoshinori /adobe.stockFoto: oscaryoshinori /adobe.stock

Sabemos que tanto o tofu quanto o kiwi são queridinhos nas dietas saudáveis. O tofu, por exemplo, é rico em ferro e vitamina B, além de outras propriedades. O kiwi também possui benefícios como vitaminas C e K. Contudo, a ora-pro-nóbis veio como uma alternativa para roubar o protagonismo desses alimentos.

De acordo com o especialistas ouvidos pelo Estadão, a ora-pro-nóbis é uma das plantas mais nutritivas que existem. Para se ter um ideia, ela é rica em ferro, cobre, fibras, cálcio, zinzo, magnésio, provitamina A, vitamina C e vitamina B9. Ou seja, ela é bem completa, porque também apresenta proteínas e aminoácidos, isso tudo em uma porção de 10 folhas.

Adriano Gonçalves Caceres, nutricionista, palestrante e mestrando de nutrição explicou: “Quando comemos a ora-pro-nóbis, este triptofano pode ser convertido em serotonina, que depois vira melatonina, que é o principal hormônio produzido no sono, com inúmeros benefícios para a saúde.”

A ora-pro-nóbis é mais nutritiva que as verduras tradicionais?

Segundo o nutricionista, com base em um estudo de 2009, ela é muito mais nutritiva quando comparada a outras hortaliças. “Para ilustrar, quando comparamos a ora-pro-nóbis com a couve (que já é uma planta bem nutritiva), percebemos que a ora-pro-nóbis tem: 4 vezes mais potássio; 26 vezes mais cálcio; 30 vezes mais cobre; 46 vezes mais manganês; 56 vezes mais magnésio; 64 vezes mais ferro e 66 vezes mais zinco do que a couve”, explicou.

PUBLICIDADE

Consigo plantar em casa?

Pereskia aculeata, known as Ora-pro-nobis, is a leafy vine cactus. The leaves are tasty as raw salad, contain iron and have a high protein content. Amazonas, Brazil. photo juerginho /adobe.stock  Foto: juerginho /adobe.stock

A resposta é sim. Segundo o especialista, é fácil ter um pé de ora-pro-nóbis, ainda mais se você mora em casa. Além disso, é possível comprar estacas de ora-pro-nóbis pela internet, que chegam pelo correio. “Basta plantar essas estacas em canteiros bem adubados e rapidamente as folhas irão brotar”.

Uma dica é plantar em um lugar de difícil acesso para crianças pois essas plantas contêm espinho. Algumas pessoas optam em plantar próximo a cercas. “Algumas pessoas que moram em apartamento conseguem plantar a ora-pro-nóbis em vasos bem grandes, mas ela nunca irá se desenvolver tão bem em relação ao plantio na terra”, finalizou. Neste link você confere todos os cuidados ao plantar a ora-pro-nóbis em casa.

Angu com creme de ora-pro-nóbis

PUBLICIDADE

Angu com creme de ora-pro-nóbis ensinada pelo Salvatore Loi Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

Confira também duas receitas para você introduzir essa planta no seu dia a dia. Em apenas quatro passos você prepara um creme de ora pro nobis e ainda, na matéria o chef Salvatore Loi deixou uma dica imperdível. Veja mais neste link.

Bolo de abóbora com ora-pro-nóbis

OOra-pro-nóbisé uma verdadeira fábrica de alimento. As folhas são gostosas, nutritivas e fartas. Os brotos, com espinhos ainda moles, avermelhados e delicados, são deliciosos. O fruto é utilizado para fazer geleias e as flores são melíferas. Em Minas, essa planta não tem nada de "não convencional". É muito usada em refogados e como acompanhamento. Por aqui, separamos umareceita de bolo de abóbora para fazer com o ora-pro-nóbis. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Essa outra dica é imperdível para você que gosta de receitas rápidas. São apenas oito ingredientes necessários para você fazer esse bolo, inclusive, a ora pro nóbis. Saiba quais e por onde começar neste link.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE