A receita tradicional de brigadeiro leva apenas leite condensado, chocolate em pó e manteiga. No entanto, há quem goste de incluir mais um ingrediente no preparo: o creme de leite.
Brigadeiro com creme de leite é brigadeiro?
Ao Paladar, Joyce Galvão, fundadora da Sobremesah e autora do livro A Química dos Bolos, contou que usar creme de leite no preparo não prejudica o doce, mas que ele também não pode mais ser considerado um brigadeiro de fato, pois não segue o princípio da receita original.
Ganache de chocolate
Há ainda quem acredite que a adição do creme de leite no brigadeiro torna ele uma espécie de ganache. Para a profissional, isso também não está correto, pois as proporções dos ingredientes é diferente.
“Não chega a ser um ganache, fica um docinho de chocolate com creme de leite que, na minha opinião, não é um brigadeiro”, afirma a confeiteira.
Um ganache deve ter partes iguais de chocolate e creme de leite ou duas partes de chocolate para uma de creme de leite.
Por que colocar creme de leite no brigadeiro?

Apesar de não ser considerado brigadeiro, o creme de leite pode ser utilizado no doce como forma de aumentar a validade.
Joyce afirma que, quando a quantidade de manteiga está balanceada, já se atinge uma proporção de gordura que vai dificultar a cristalização do açúcar no brigadeiro, não sendo necessário a inclusão do creme de leite.
Leia também
Melhor leite condensado do mercado

O ingrediente principal do brigadeiro é o leite condensado, que pode ser encontrado nas prateleiras do supermercado com diferentes marcas e preços.
Em busca de descobrir o melhor produto para as suas receitas de brigadeiro, Paladar testou às cegas 13 marcas de leite condensado. Ao final da avaliação, o produto da Parmalat foi eleito a melhor pelos jurados convidados. Veja o ranking completo aqui.