O inhame é um alimento muito versátil na cozinha e pode fazer parte de várias receitas. Mas antes de incluí-lo em pratos dos mais diversos tipos é importante fazer um preparo, pois deve ser evitado o consumo do inhame cru.
Assim como outros alimentos ricos em amido, o inhame é melhor digerido quando cozido, pois as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são melhor absorvidas pelo organismo. Veja mais benefícios do inhame para a saúde aqui.
Por que cozinhar o inhame?
Além disso, o tubérculo tem em sua composição oxalato e toxinas, fazendo com que obrigatoriamente ele seja cozido antes do início de qualquer preparação. O processo de cozimento ajuda a reduzir os níveis dessas substâncias que podem causar edema na boca, coceira e vômito, evoluindo para mais complicações às vezes. Por isso, o melhor é consumi-lo cozido e evitar comê-lo cru.
Feito esse pré-preparo, o inhame pode ser consumido na forma de sopas, purê, assado, refogado ou salteado.
Como cozinhar?
- Lave bem o inhame antes de colocá-lo para cozinhar
- Coloque em uma panela e cubra com água. Ponha 1 colher (chá) de sal para cada litro de água.
- Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até perceber que está macio.
- Tire a pele enquanto o inhame ainda estiver morno, ela sairá com facilidade.
Confira mais dicas sobre como cozinhar o tubérculo aqui.
Receitas com inhame
Mousse de inhame
O mousse de inhame é delicioso e pode ser finalizado com raspas de limão e folhas de macassá levemente picadas, dando um toque especial de sabor. Veja a receita completa aqui.
Creme doce de morango com inhame tipo Danoninho
Uma opção doce e saudável com inhame que é excelente para crianças em fase de introdução alimentar, ou para qualquer pessoa que queira relembrar os sabores da infância. Veja a receita completa aqui.
Sopa de legumes com inhame
Essa sopa de legumes com inhame é perfeita para os dias mais frios. O tubérculo traz ainda mais nutrientes e sabor para prato. Veja a receita completa aqui.