Antes considerado vilão, hoje o queijo de leite cru não só faz parte do trabalhos dos queijeiros e da mesa dos consumidores, mas dos laboratórios de pesquisas. Diferentemente da versão industrializada, esse tipo de queijo é mais aromático e concentra outros sabores.
O queijo é um dos alimentos mais antigos do mundo, seu preparo com leite cru é ancestral e cheio de tradição. A principal diferença entre o queijo de leite cru e o pasteurizado é a matéria-prima. O leite cru é o leite fresco, recém-ordenhado.
Já o processo de pasteurização, um dos mais comuns na indústria queijeira hoje, superaquece, e logo depois resfria o leite para eliminar os microrganismos. Essa é uma medida de segurança sanitária para evitar possíveis contaminações.
Porém, isso não quer dizer que o queijo de leite cru não pode ser consumido. Quando bem preparado, seguindo os métodos de segurança, ele pode, e deve, entrar dentro da dieta. Saiba mais sobre a produção e benefícios na coluna “Só queijo”, da Débora Pereira.
Qual o melhor pão de queijo de São Paulo?
Se tem um preparo tipicamente brasileiro em que o queijo brilha, é o pão de queijo. Tradição de Minas Gerais, o prato conquistou corações e conseguiu fãs por todo Brasil. Hoje, não precisa estar em Belo Horizonte para comer um bom pão de queijo.
São Paulo é um paraíso gastronômico. Seja com culinária italiana, japonesa e brasileira, é possível encontrar tudo por aqui. O Paladar convidou chefs para preparar um guia com os melhores pães de queijo da cidade, confira a lista completa.