PUBLICIDADE

Radar

Por que devo introduzir chá na minha rotina? Conheça os seus benefícios

Confira as melhorias que essa bebida traz ao corpo humano e ainda aprenda duas receitas “mão na roda” para o seu dia a dia

Todos sabemos que café e chá mate podem manchar os dentes, mas não são apenas os chás escuros que causam este problema. Todos os tipos de chá mancham os dentes, principalmente os feitos de fruta. Chá verde e chás de frutas vermelhas são os mais prejudiciais. Eles são ricos em taninos e cor, que grudam nos dentes. Foto: PixabayFoto: Pixabay

Chá. Uma palavra tão pequena, mas com o poder de transformar nosso organismo. Essa infusão de plantas continua sendo uma aliada indispensável em diversos momentos do dia a dia, seja pela manhã, à tarde ou à noite.

De acordo com a matéria de Ana Lourenço para o Estadão, o chá surgiu há cerca de cinco mil anos. Filmes e séries de época, como Bridgerton, nos transportam a tempos em que saborear um chá e compartilhar fofocas com a rainha era um ritual. Esse modo de preparo terapêutico permanece inalterado, e até mesmo os fãs de café não podem negar seus benefícios.

Para aqueles que desejam preparar essa bebida de maneira fácil e eficaz, a sommelier de chás Raquel Magalhães compartilha suas dicas: “Para preparar uma xícara perfeita, você deve se atentar a três fatores: ingredientes de qualidade, acessórios corretos e um cuidadoso modo de preparo”. A seguir, explore as vantagens do chá e descubra como essa pequena palavra pode trazer grandes benefícios à sua rotina.

Quais benefícios o chá traz?

O Chá das Cinco, tradição inglesa, tem raízes portuguesas. Foto: Divulgação/Tivoli Palácio Seteais

PUBLICIDADE

Além de promover o bem-estar, os chás e infusões são amplamente utilizados para a saúde. O chá de hibisco ajuda a reduzir a retenção de líquidos e possui propriedades antioxidantes. A cavalinha alivia o inchaço e auxilia na eliminação de líquidos pelos rins.

O dente-de-leão estimula o fígado a produzir bile e contribui para a digestão. A erva-doce é eficaz no auxílio ao fluxo digestivo. O gengibre é excelente para o intestino e o estômago, além de ser conhecido por acelerar o metabolismo. Já o boldo ajuda na digestão de gorduras e melhora problemas digestivos e hepáticos.

Vale ressaltar que cada corpo humano reage de uma forma aos chás. “Tem um monte de especiarias que são anti-inflamatórias, mas temos que dissociar um pouco dessa coisa de remédio. É o ritual que traz uma certa magia”, explicou Carla Sauerressig, especialista em chá, ouvida na matéria.

Como fazer matcha

Matcha vai além do chá e pode ser misturado com o leite, ser ingrediente de um cookie, de um cheesecake ou de um nhoque. Confira as 7 receitas com matcha Foto: Alvaro Dominguez | Namu Matcha

PUBLICIDADE

O matcha vem conquistando o paladar dos brasileiros. Além de ser consumido como bebida, ele pode ser utilizado na preparação de doces e até mesmo como tempero para pratos salgados, como massas e carnes. É uma mão na roda, ou não é? Veja a receita completa neste link.

Tea & Lime, drinque com uísque e chá de pêssego

Tea & Lime, drinque tropical com uísque e chá de pêssego Foto: Bruno Nogueirão|Estadão

Bebida refrescante para dias ensolarados. Sua receita é fácil e rápida, com uísque irlandês, gelo, chá de pêssego (desses que você encontra no supermercado) e limão (siciliano ou taiti). Veja receita completa neste link.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE