O preço do azeite disparou no mundo todo, e o Brasil também sente os impactos. A produção nacional enfrenta uma quebra de 30% a 40% da safra de oliveiras este ano, segundo produtores.
Os custos estão pressionados por fatores climáticos, como o excesso de chuvas no Rio Grande do Sul e as altas temperaturas durante a colheita. Entenda o que está acontecendo e veja alternativas para substituir o azeite na cozinha.
Efeitos climáticos
Ao Agro Estadão, o diretor da Prosperato Azeites, Rafael Marchetti, contou que esta estimativa está ligada principalmente aos efeitos climáticos, como o excesso de chuvas que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
Além disso, há outras questões climáticas que têm impedido a produção de azeite, entre elas, as altas temperaturas climáticas que estão ocorrendo durante a colheita, o que dificulta os trabalhos no campo.
Para completar, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, afirmou que o inverno de 2024 não foi tão frio quanto a cultura precisava no início do plantio, o que também afetou a quebra da safra.
Dicas para economizar no azeite

Entre as principais dicas para economizar no uso do azeite está escolher um produto de qualidade, que poderá ser utilizada em menos quantidade, trazendo mais aroma e sabor.
Para não cair em ciladas na hora de comprar o azeite é bom evitar produtos muito baratos, pois podem denunciar má qualidade ou adulteração. Outra pista é observar a data de envase, quanto mais recente, mais fresco o óleo. Veja mais aqui.
Como substituir azeite?
Além do azeite de oliva, há diversos óleos que podem ser utilizados em preparações culinárias e o Brasil é rico em muitos deles. Confira 16 opções para substituir o azeite em receitas.