PUBLICIDADE

Radar

Posso comprar queijo artesanal da cidade vizinha? Entenda o que muda com o novo decreto do SIM

Nova regra que permite a venda interestadual de produtos com inspeção municipal não inclui queijos artesanais. Saiba o que está liberado e o que ainda segue restrito

Queijo artesanal. Foto: Volodymyr Herasymov / Adobe StocFoto: Volodymyr Herasymov / Adobe Stoc

Os alimentos que têm registro no Sistema de Inspeção Municipa (SIM) foram liberados para serem vendidos em todo país. No entanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) explicou que a nova ordem não inclui a venda de queijos artesanais nesse formato.

Segundo a matéria de Débora Pereira, isso significa que produtores de queijos artesanais não podem vender para o país, tampouco para as cidades vizinhas, sendo essa segunda opção uma mudança em tanto para alguns comércios locais.

Por trás da decisão, há discussões sobre a possível tentativa de controle sanitário, qualidade dos produtos, luta para combater a fome e outras pautas pertinentes, especialmente vinda dos próprios produtores.

Após o contato da Associação SerTãoBras sobre o decreto, o MAPA respondeu que, agora, está ‘’discutido internamente para busca de uma solução’'. Quer saber mais? Leia o conteúdo completo aqui.

PUBLICIDADE

Tudo sobre queijo artesanal

Saiba identificar o verdadeiro queijo artesanal, descubra quais são os tipos mais comuns, veja detalhes sobre preços para produção, tempo de duração, armazenamento correto e muito mais, garantindo qualidade na escolha.

Caso esteja procurando, também, locais para comprar queijos artesanais em São Paulo, Paladar tem três indicações: Mestre Queijeiro, A Queijaria e Q. JO Martina Artesanal. Confira detalhes na matéria completa de Giulia Howard.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE