Feito com carne de cordeiro que vai ao forno a lenha somente após longo tempo de salmoura e cozimento em temperatura supervisionada - um processo que totaliza 39 horas -, o prato em questão é considerado uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal, e também uma das iguarias tradicionais da cidade de Monção.
Trata-se da ‘Foda’. Sim, esse é o nome da iguaria, mas, diferente da língua portuguesa falada entre os brasileiros, o termo não possui conotação sexual alguma, é apenas utilizado para designar coisas muito boas, como o prato que integra o cardápio especial de Páscoa do restaurante português Monção do Bacalhau Vinho & Cia.
“[...] aqui no restaurante, nós fizemos uma adaptação”, explica Caique Pallas, chef da casa. Por lá, utiliza-se apenas o corte stinco. A salmoura, que dura três horas, é feita com sal grosso, páprica e folhas de louro, e depois as peças partem para o cozimento de 36 horas a 63ºC.
A carne, após ganhar uma casca caramelizada em forno, é servida com arroz do tipo bomba que recebe o caldo do cordeiro e carne desfiada. Serve de duas a três pessoas por R$ 280, e será servido neste domingo (31). Danielle Nagase, na matéria ‘Bacalhau Vinho & Cia. oferece boa foda na Páscoa (calma, isso é um prato)’ explica a origem do nome inusitado e revela onde encontrá-lo em São Paulo. Leia na íntegra aqui.