PUBLICIDADE

Radar

Pratos fritos brasileiros entram em ranking internacional de melhores do mundo; veja quais

Confira, também, receitas dos quitutes que se destacaram no cenário gastronômico

Fritura. Foto: Alex Silva/ EstadãoFoto: Alex Silva/ Estadão

O TasteAtlas atualizou, no mês de junho, uma lista que contempla os 100 melhores pratos fritos do mundo. Nela, o Brasil apareceu na 5º posição com a coxinha, 19º colocação com o pastel e em 61º lugar com o acarajé, destacando-se no cenário gastronômico internacional. Confira detalhes dessa classificação:

Coxinha (5º lugar)

A coxinha foi descrita pela plataforma como uma das comidas favoritas dos brasileiros, encontrada facilmente em lanchonetes, restaurantes e bares. Ela é popular especialmente por combinar o recheio de frango com uma massa bem executada, unindo cremosidade e crocância no paladar. Com essas características, a coxinha conquistou 4,5 estrelas por meio da votação dos usuários.

  • Coxinha tradicional

Para fazer a coxinha tradicional em casa, você vai precisar de ingredientes para realizar a massa, o recheio e a fritura. Alguns segredinhos compartilhados pela Carol Martinelli, CEO do grupo Carol Coxinhas, ajudam a garantir o resultado final profissional em casa. Veja a receita completa aqui.

PUBLICIDADE

Coxinha tradicional Foto: Carol Coxinhas

Pastel (19º lugar)

O pastel é amplamente conhecido por sua massa fina e crocante. A versatilidade da iguaria também é um dos pontos destacados pelos usuários da plataforma, pois pode ser feita pela combinação de ingredientes salgados ou doces. O pastel alcançou 4,4 estrelas entre os melhores pratos fritos do mundo.

  • Massa de pastel

PUBLICIDADE

Como o pastel pode ser recheada conforme a sua preferência, o importante é saber fazer a massa em casa, garantindo toda a crocância ideal. A chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto, compartilhou uma receita de massa de pastel com o Paladar. Veja a receita completa aqui.

Massa de pastel da chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto Foto: Alexandre Schneider

Acarajé (61º lugar)

O acarajé é uma comida de rua bastante popular na Bahia, como descreve o site. O prato combina uma massa recheada com castanha de caju ou camarão e utiliza óleo de dendê entre os ingredientes. Os acompanhamentos do acarajé podem ser molhos ou saladas.

  • Acarajé vegano

PUBLICIDADE

O acarajé vegano que o Restaurante Capim Santo compartilhou ao Paladar inclui capim santo e feijão fradinho entre os ingredientes, sendo uma boa pedida para o almoço ou jantar. Veja a receita completa aqui. Mas se preferir o acarajé tradicional, confira receita completa aqui.

Acarajé vegano Foto: Mário Rodrigues

Primeiras posições

Embora a coxinha e o pastel tenham se destacado como pratos brasileiros mais bem avaliados entre os 100 melhores do mundo, opções de outros países também ganharam relevância no ranking.

O Chikin (Coreia do Sul), uma versão de frango frito, ficou em primeiro lugar. Logo em seguida, o Pempek (Indonésia), um bolo recheado com peixe, conquistou o segundo lugar, enquanto o Karipap (Malásia), uma massa frita recheada, fechou o pódio da classificação.

PUBLICIDADE

O TasteAtlas

O guia interativo coleta avaliações de usuários do site, que não são críticos ou especialistas em gastronomia, mas votam de 0,5 a 5,0 em pratos e restaurantes. Ao reunir essas informações, a plataforma calcula as médias para determinar a posição geral de cada prato ou estabelecimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE