Ótima para acompanhar sanduíches, carnes, peixes, aves e petiscos em geral, a maionese é um dos molhos mais consumidos do mundo, e sua origem ainda é um debate para historiadores e amantes da gastronomia. Alguns afirmam que a primeira maionese feita foi uma versão parecida com a de alho, o molho aioli, criado na Roma Antiga e composto de azeite, alho e sal.
Já outros consideram que a verdadeira maionese nasceu no século XVIII, na França, através do cozinheiro oficial do Duque de Richelieu, que desejava preparar um molho à base de creme de leite e ovos, mas com o creme em falta, substituiu por um outro ingrediente gorduroso: óleo.
Ingredientes da maionese perfeita
O condimento é fácil de ser reproduzido, entretanto alguns itens são fundamentais para conferir o sabor e a consistência característica. De acordo com a matéria ‘Guia da maionese caseira: especialista dá dicas para a maionese perfeita’, por Giulia Howard, o tempero que não pode faltar em uma maionese básica é o sal, já para a textura, o essencial é ter óleo ou azeite batido com um emulsificante, que pode ser ovo ou leite.
Receita de maionese caseira
Por mais que a maionese leve poucos ingredientes e seja fácil de fazer, ainda é preciso empregar uma boa técnica para prepará-la do zero em casa. O Paladar reuniu dicas essenciais para você preparar a melhor versão do molho; veja instruções completas aqui.
A melhor maionese do mercado
Ainda, a maionese está disponível no formato industrializado sob diversos tamanhos e marcas, e afim de descobrir qual marca oferece a melhor experiência ao consumidor, o Paladar realizou um teste com especialistas, que avaliaram amostras de 8 dos principais selos nos quesitos sabor, consistência e aroma. Confira o resultado na matéria ‘Qual a melhor maionese do mercado?’, por Chris Campos, disponível aqui.