Frutas e hortaliças. Essa é a base do suco verde. A partir daí, é possível inventar, ir testando até encontrar a receita que melhor agrade o paladar. O suco verde é cheio de benefícios. Na receita da nutricionista Driele Cavalcanti, professora de nutrição da Anhembi Morumbi, o suco verde é feito com couve e abacaxi. Em seguida, confira os benefícios da bebida e veja a receita completa.
Benefícios da couve
Um ingrediente clássico em quase todas as receitas de suco verde é a couve. Seu sucesso não é à toa. A couve é rica em fibras e vitaminas B, C e K. A verdura é aliada do sistema imunológico, da pele, do intestino e do fígado. Além disso, os diabéticos podem se beneficiar, e muito, do seu consumo, já que a couve favorece a produção de insulina.
Benefícios do abacaxi
Seja in natura, no chá ou nos bolos, o abacaxi é um sucesso. Além de deliciosa, a fruta é rica em minerais, vitaminas e fibras. Dentre os minerais, destacam-se o potássio e magnésio, aliados do coração. Conheça mais sobre o abacaxi em reportagem de Gabriel Salim, publicada no Estadão.
Entre os benefícios do abacaxi, estão o fortalecimento do sistema imunológico, combate ao envelhecimento precoce, produção de energia e redução do desenvolvimento de doenças crônicas. Seus benefícios são tantos, que se estendem até a casca. A casca do abacaxi também pode ser usada em receitas, saiba mais sobre aqui.
Receita do suco verde com abacaxi
Na receita de suco verde de Driele Cavalcanti, professora de nutrição da Anhembi Morumbi, entra: couve, abacaxi, chia, gengibre e hortelã. Super fácil de preparar, é só bater tudo no liquidificador. Se precisar, acrescente um pouco de água para misturar. O suco é rico em benefícios.
A chia é rica em fibras, proteínas, ômega-3, antioxidantes e diversas outras vitaminas e minerais, o consumo das sementes reduz a pressão arterial e outras inflamações, além de diminuir os níveis de colesterol. Já o gengibre é conhecido por suas propriedades termogênicas, ele acelera o metabolismo, estimula a queima de gordura, sendo um ótimo aliado para o emagrecimento saudável.
Por fim, a hortelã entra a gosto no preparo para trazer refrescância e contribuir para os benefícios. A planta melhora o trânsito intestinal e reduz a formação de gases. Ela ainda atua diretamente no microbiota, ajudando a manter o equilíbrio entre as bactérias na região do cólon.
Com tantos benefícios, é hora de inserir esse suco na dieta. Mas, atenção, não vale coar! Quando o suco passa pela peneira, ele perde a maior parte das fibras. As fibras, além de promover diversos benefícios para o intestino, aumentam a sensação de saciedade. O suco é super refrescante, Driele recomenda consumir ele bem gelado. Veja a receita completa do preparo aqui.