O sal é um dos condimentos mais populares e amplamente utilizados no mundo, conhecido por realçar o sabor dos pratos. No entanto, seu consumo excessivo, comum na cozinha, pode levar a problemas de saúde, como hipertensão, devido ao alto teor de sódio.
Uma alternativa saudável ao sal surge através do uso de temperos naturais, que são aliados de uma alimentação mais saudável. Além disso, ervas e especiarias podem explorar nuances saborosas em pratos, proporcionando muito mais sabor do que apenas o sal.
Em matéria escrita por Ana Paula Scinocca ao Estadão, a nutricionista Cintia Azeredo recomendou formas de fazer essa substituição ao preparar os alimentos em casa. E não pense que estamos falando de ingredientes complexos e difíceis de usar. Na verdade, as opções são conhecidas, apenas não utilizadas como poderiam ser. Confira algumas:
Alecrim
O alecrim pode ser parte dos ingredientes de um ensopado, molhos, carnes e massas. Ele adiciona um sabor extra ao prato e também atua como antioxidade e anti-inflamatório no organismo, além de auxiliar na melhora do sistema digestivo ao ser composto por óleos essenciais.
- Peru com molho de limão, alho e alecrim
Esta receita possui entre as etapas a preparação de um molho feito com limão, alho e alecrim, que dá um toque levemente ácido para o preparo. Ele será usado para regar a ave recheada. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Salsinha
A salsinha possui ação diurética no organismo, o que contribui para o bom funcionamento dos rins e ajuda a diminuir a retenção de líquidos no corpo ao ser composta especialmente por vitaminas e minerais. É um ingrediente que pode ser utilizado em saladas, sopas, como guarnição e outras opções.
- Peixe com salsinha crocante
Esta receita leve acompanha massas, mix de vegetais ou arroz e proporciona ao paladar sabor e crocância. Os filés de peixe branco são temperados com limão e nozes crocantes. Veja a receita completa aqui.
Alho
O alho é um tempero facilmente encontrado em supermercados e feiras. Sua versatilidade na cozinha é simplesmente incrível, pois este ingrediente combina com praticamente todos os preparos salgados. Ele é uma fonte de fibras prebióticas, importantes para a saúde do sistema digestivo pois elas colaboram para ampliar o crescimento de bactérias boas no intestino.
- Molho de alho
Este molho de alho é uma ótima opção para variar os mais tradicionais com ketchup e mostarda, proporcionando muito sabor ao paladar. Logo após ficar pronto em apenas três passos, ele pode ser adicionado em com lanches, carnes e porções. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Gengibre
O gengibre pode ser consumido fresco, seco, em pó e até em forma de óleo. Ele é utilizado entre os ingredientes de sucos e chás, ou para temperar peixes, carne de porco e aves. Este ingrediente é visto como um aliado da saúde ao ter ações antioxidantes e anti-inflamatórias e propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura corporal.
- Suco verde de couve, abacaxi, chia, gengibre e hortelã
Esse suco leva ingredientes saudáveis em sua composição, como frutas e especiarias que dão sabor ao conjunto. É a opção perfeita para quem gosta de bebidas refrescantes. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Coentro
O coentro é uma das opções que podem substituir as versões industrializadas de temperos, proporcionando um sabor bastante acentuado e característico aos pratos. . Ele contribui para a melhoria da digestão e a prevenção de gases.
- Salada de feijão
Este prato que leva feijão, cebola e vários temperos deliciosos. A salada ainda acompanha um molho feito com grãos de erva-doce, cominho e coentro. Veja a receita completa aqui.