Você sabia que o café coado é uma opção mais saudável em comparação ao café espresso? Isso ocorre devido ao método de preparo, segundo o especialista Ensei Neto.
O café coado segue um passo a passo específico para alcançar o ponto ideal. Um aspecto crucial nesse processo é a intensidade da bebida, que pode ser ajustada conforme o gosto pessoal, tornando essa versão versátil e amplamente explorada. Entenda:
Como fazer o café coado?
Defina a quantidade que será preparada e aproveite todo o sabor que o café coado pode proporcionar ao paladar:
- A água utilizada deve estar sem sabores, pouco mineralizada e com um pH menor do que sete.
- A quantidade água de pó de café depende da sua preferência. Para algo mais intenso, coloque mais pó, ou acrescente menos para tornar mais diluído.
- Escalde o filtro de papel com água quente para ter um melhor resultado sensorial.
- Coloque o pó de café e acrescente água até que ela cubra o pó no volume desejado. Agora é só servir.
Leia também:
Os benefícios do café coado
Percebeu que esse estilo de café passa pela filtragem por meio do filtro de papel, telas metálicas ou de pano? Essa filtragem é responsável por eliminar os óleos gordurosos da composição durante o preparo. Isso resulta em uma bebida considerada mais leve no paladar e sem malefícios à saúde por se tornar livre de gorduras. As informações são da matéria de Giulia Howard.
Para testar em casa
Café coado gelado com limão-siciliano e laranja-baía
O limão e a laranja dão um toque especial para este café gelado, ensinado pela chef Thamyres Cabral, que serve até três pessoas e fica pronto em aproximadamente 10 minutos. Rápido e saboroso. Veja a receita completa aqui.