Quem gosta de comida italiana já deve ter se deparado com diferentes nomes para descrever os estabelecimentos, como trattoria, osteria e restaurante. Mas será que existe diferença entre essas nomeações? Afinal, todos servem pratos tradicionais da Itália.
A realidade é que eles são mesmo diferentes entre si e são classificados entre mais casual e mais formal, segundo o TasteAtlas. Confira abaixo:
Osteria
O ambiente costuma ser menor, parecido com um bar de vinhos informal. A comida italiana é simples e costuma ser servido antepastos, ensopados, massa e carne assada.
Trattoria
Uma espécie de restaurante de bairro que serve a tradicional comida italiana. O espaço é casual e o menu conta com pratos regionais e locais, como lasanha, vários tipos de massas e carnes. Já entre as bebidas, são servidos cerveja, licor, café e, claro, vinho.
Restaurante
Considerado o mais formal, o restaurante apresenta uma altíssima qualidade na cozinha, com menu à la carte que oferece desde pratos tradicionais até opções mais finas preparadas por um chef. A lista de bebidas é extensa com vários drinques, vinhos, sucos entre outros. O ambiente é elegante e sofisticado.
Os melhores restaurantes italianos de São Paulo
Chefs renomados de diversas áreas da gastronomia compartilharam suas recomendações sobre os melhores restaurantes italianos em São Paulo, abrangendo desde estabelecimentos tradicionais até os mais modernos. O resultado é uma lista com 12 sugestões imperdíveis que refletem a diversidade e a qualidade da culinária italiana na cidade.
O que é o TasteAtlas?
O TasteAtlas é um guia online interativo dedicado à comida tradicional, bebidas locais e restaurantes autênticos ao redor do mundo. A avaliação no TasteAtlas é feita com base em opiniões e avaliações de usuários, críticos e especialistas em gastronomia, focando na autenticidade, qualidade dos ingredientes e experiência culinária geral para determinar as melhores recomendações gastronômicas globais.