A caipirinha de limão é o drinque favorito de muitos brasileiros. Além de ser delicioso, é fácil e rápido de preparar, não exigindo ingredientes difíceis de conseguir. Um dos elementos principais, tirando o limão, é a cachaça, que precisa ser do tipo branca.
A “branquinha”, como é popularmente conhecida, é produzida industrialmente ou em alambiques. Ela tem um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados e são muitas as marcas disponíveis, que também apresentam uma variação significativa de valores.
Melhor cachaça para caipirinha
Para ajudar os consumidores, o Paladar testou às cegas com 13 marcas de cachaça branca com valores até R$ 100. Nessa faixa de preço, foram degustadas por especialistas cachaças modestas e outras com maior complexidade de sabores e aromas. Todas próprias para serem consumidas puras ou no preparo de drinques.
Ao final do teste, a cachaça Santo Grau Paraty foi eleita a campeã por ser uma bebida elegante, com maior complexidade de sabores e sabor amanteigado no final. O visual bonito também conquistou os jurados, assim como o aroma suave e levemente adocicado de cana.
Como fazer caipirinha?
A caipirinha tem uma receita simples. Ao Paladar, o bartender e mixologista Laércio Zulu ensinou como preparar a caipirinha de limão perfeita. Confira os ingredientes: 1 limão, 20 ml de xarope de açúcar, 50 ml de cachaça branca e gelo picado.
Preparo
Pegue 1 limão bem suculento e fresco, retire as extremidades e o fundinho da fruta. Em seguida, parta ao meio pela vertical. Em tábua de corte, tire fatia finas estilo julienne e coloque em um copo médio.
Adicione 20 ml de xarope de açúcar e macere lentamente. Acrescente gelo picado e 50 ml de cachaça branca. Mexa lentamente e sirva a caipirinha de limão. Veja a receita completa aqui.