Chocolates ficam em alta durante vários momentos do ano, mas em abril, por causa da Páscoa, recebe evidência maior: as prateleiras ganham itens que o tem como protagonista, recheios com o produto são explorados e muito mais. Nessa época, pode surgir o questionamento sobre produções mundo afora.
Há ‘’burburinhos’' de que países como Suíça e Bélgica possuem chocolates com qualidade superior a outras regiões. Juliana Aquino, cacauicultora, degustadora profissional, chocolate maker e fundadora da marca Baiani Chocolates, explica ao Paladar parte dessa fama.
A profissional menciona que o diferencial de um chocolate está na quantidade de cacau na composição, onde a porcentagem ideal alcança 56%. Na Europa, esse número, por lei, chega a 35%.
Enquanto isso, no Brasil, a quantidade mínima cai para 25%, o que explica parte do ‘’gosto de cera’' sentido em algumas produções nacionais. É claro que esse é apenas um fator que pode determinar a qualidade de um chocolate, no entanto, ainda assim, países da Europa acabam saindo na frente.
Além disso, Aquino revela que é importante observar outros ingredientes, a origem do produto e muito mais, considerando todo o mesmo universo: o do chocolate. Quer saber mais? Veja a matéria completa aqui.
Ovo de Páscoa caseiro
Para quem quer usar muitos chocolates na Páscoa, mas não tem tanta prática, pode conferir dicas para acertar em cheio na produção de um ovo caseiro. Saiba como preparar, quais produtos escolher, jeito certo de combinar e muito mais nesta matéria.