Considerada por muitos o acompanhamento perfeito para sanduíches, petiscos e quitutes, ao lado do ketchup e da mostarda, a maionese é uma receita que nasceu na França, através do cozinheiro oficial do duque de Richelieu que, na falta do creme de leite, resolveu utilizar óleo para preparar um molho e servir em banquetes.
A substituição despretenciosa gerou um dos condimentos mais consumidos no mundo atualmente, e isso se deve à mistura inusitada de dois ingredientes: óleo e ovos. De acordo com Giulia Howard, na matéria ‘Guia da maionese caseira: especialista dá dicas para a maionese perfeita’, esses dois ingredientes são complementares, pois o óleo dificilmente adere outros itens, e por isso depende da ação emulsionante do ovo.
Variação de ingredientes
Isso, no entanto, não significa que a maionese só pode ser feita com esses ingredientes. Outros itens podem cumprir a função de óleo, como é o caso do azeite de oliva, e de emulsionante, que pode também ser leite de diversas origens.
Como fazer maionese caseira?
Embora seja prático adquirir uma maionese pronta no mercado, o sabor do molho caseiro não é de se dispensar, e elaborar a receita em casa pode ser mais fácil do que você imagina. No Paladar você encontra instruções completas para preparar maionese tradicional, maionese apimentada e maionese verde.
As melhores maioneses do mercado
Agora, se você opta pela facilidade (e do vantajoso período de durabilidade, que é maior em relação à versão caseira) das maioneses do mercado, o Teste Paladar pode auxiliar na escolha dos melhores selos. Especialistas no assunto testaram amostras de 8 marcas, e você pode conferir o resultado na matéria ‘Qual a melhor maionese do mercado?’, por Chris Campos.