PUBLICIDADE

Radar

Qual é a quantidade diária de Ora-pro-nóbis recomendada para aproveitar os seus benefícios?

Especialista em nutrição indica a dose diária necessária do superalimento

ORA PRO NÓBIS ARBORE. Foto: Tiago QueirozFoto: Tiago Queiroz

Somente no solo brasileiro existem cerca de 10 mil espécies de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (conhecidas como PANCs), e entre elas está a ora-pro-nóbis, um alimento com altíssimo teor nutritivo que pode ser utilizado como ingredientes nos mais diversos preparos, inclusive nos que fazem parte das refeições cotidianas.

A planta que traz muitos benefícios à saúde, como prevenção de determinados tipos de câncer, diminuição de riscos em doenças cardiovasculares, melhoria da saúde óssea, regulação da pressão arterial, entre outros aspectos. Isso só é possível por suas características, que consistem na concentração de zinco, magnésio, cálcio e ácido fólico, além de outras propriedades.

Segundo o mestre em nutrição Adriano Gonçalves Caceres, na matéria Ora pro nóbis: “Um polivitamínico em forma de planta”, 15 gramas de ora-pro-nóbis fornecem “15,2% das suas necessidades diárias de ferro; 23,3% das suas necessidades de cobre; 23,5% das necessidades de fibras; 51,3% das necessidades de cálcio; 57,2% das necessidades de zinco; 110 % das necessidades de magnésio e 302% das necessidades de manganês”.

A quantidade de 15 gramas, que correspondem a cerca de 10 folhas da ora-pro-nóbis, é a recomendada pelo especialista para um adulto ingerir por dia, já para crianças e adolescentes de até 35 quilos, é indicada metade da dose, isto é, 7,5 gramas, que equivalem a aproximadamente 5 folhas. Existem lojas que vendem a planta desidratada, e nesse caso a proporção deve ser de ½ colher de café por dia.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE