PUBLICIDADE

Radar

Qual o melhor pastel da Zona Sul de São Paulo? Especialistas respondem

Descubra qual é o melhor lugar para comer um bom pastel na Zona Sul na capital paulista

Pastel de carne. Foto: Pastel da MariaFoto: Pastel da Maria

O pastel é uma das receitas de lanche mais conhecidas e adoradas do mundo. No Brasil, é muito popular nas feiras e também tem estabelecimentos próprios que apostam apenas nesse quitute, são as pastelarias. Feito com farinha de trigo, óleo, sal, água e cachaça para deixar a massa crocante (veja detalhes da receita abaixo), ele possui um formato retangular e é frito por imersão em óleo.

Conhecido por seu um lanche diverso, o pastel pode ter o recheio que você preferir, seja ele doce ou salgado. Entre as versões mais consumidas estão o pastel com recheio de carne e também de queijo.

Onde encontrar o melhor pastel da Zona Sul de São Paulo?

Kuniko Yonaha, mais conhecida como 'Maria', é dona de uma das pastelarias mais famosas de São Paulo Foto: Pastel da Maria

Para uma matéria especial sobre pastéis, o Paladar conversou com renomados chefs — Rafael Mike, Gustavo Pereira e Telma Shiraishi — que revelaram seus pastéis favoritos e os locais onde eles podem ser encontrados.

PUBLICIDADE

Em se tratando da Zona Sul, o lanche frito conhecido por ser o melhor é o do Pastel da Maria. Apesar de seu nome ser Kuniko Yonaha, ela é mais conhecida como Maria e seu pastel já foi campeão duas vezes, no ano de 2009 e 2011, do prêmio de melhor pastel de São Paulo.

A recomendação dos chefs é o pastel recheado com patinho, cebola, tomate, alho, gengibre ralado, salsinha, azeite, sal e azeitona.

“Eu como sempre que vou na feira ali na Oscar Freire ou no Jardins. O clássico mesmo. Frito na hora, rápido e cura qualquer ressaca”, declarou o chef Rafael Mike.

  • Onde: Rua Fradique Coutinho, 580 - Pinheiros. Telefone: 11 2373-7071

PUBLICIDADE

Para conferir mais lugares de São Paulo que oferecem os melhores pasteis, leia a matéria de Gabriel Salim no Paladar.

Origem do pastel brasileiro

Existem várias teorias que contam a origem do pastel no Brasil, mas a mais provável é que ele tenha vindo através dos imigrantes japoneses. Assim, o pastel conhecido hoje em todo o país, na verdade, é uma adaptação do rolinho primavera e guioza.

A adaptação teria acontecido por conta dos ingredientes. Os imigrantes teriam substituído a farinha de arroz pela de trigo e o vinagre pela cachaça.

Como fazer pastel de feira em casa?

PUBLICIDADE

É certo que na feira ele é irresistível, mas em casa, pastel de qualidade se faz apenas com água, farinha, sal e um pouco de cachaça para dar crocância à massa.

Tem gente que usa ovo, leite, óleo, mas a versão básica funciona bem. Para fazer o pastel perfeito, gordinho, crocante, sequinho e bem dourado, basta seguir alguns truques. Confira todas as dicas e receitas aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE