PUBLICIDADE

Radar

Quantas xícaras de café por dia fazem bem para a saúde? Veja receitas

Descubra os benefícios do café para a saúde, receitas surpreendentes com o grão e o melhor café solúvel segundo especialistas

Composição plana leiga com café instantâneo na mesa de madeira branca. Foto: New Africa - stock.adobe.comFoto: New Africa - stock.adobe.com

Café com bolacha, café com bolo, café com pão... São muitas as combinações com café. Esse é um dos motivos que tornam a bebida tão requisitada para marcar presença em uma rotina, sem contar, é claro, o sabor marcante e o aroma agradável.

Segundo a matéria de Jane E. Brody ao Estadão, na editoria Lyfe/Style, o café oferece benefícios para a saúde especialmente quando consumido com moderação. A recomendação de especialistas é de quatro a cinco xícaras de café por dia, o que equivale a 240 ml.

Benefícios do café

O café é rico especialmente em antioxidantes, cafeína e polifenóis, que podem contribuir para ampliar os efeitos anti-inflamatórios no corpo e combater doenças cardíacas, entre outras vantagens. Hoje, comprovadamente por meio de estudos, o café pode fazer parte de um estilo de vida saudável.

No entanto, vale considerar que, quando o café é consumido em excesso, a cafeína presente na composição pode potencializar os receptores já existentes, em vez de ser o motivo de problemas de saúde como enxaquecas, gastrite ou insônias.

PUBLICIDADE

Receitas com café

O café não é aproveitado somente em bebidas. Você pode explorar o ingrediente em receitas como pudim de café, manteiga de café, mousse de espresso e panqueca de café, diversificando sua alimentação com esse grão marcante tanto em sabor quanto em aroma. Confira outras receitas com café neste link.

Leia também

Melhor café solúvel

Teste de café solúvel. FOTO ALEX SILVA/ESTADÃO Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

Sabendo que o café solúvel é popular no mercado, o Paladar convidou especialistas para testar seis marcas comuns das prateleiras e descobrir a que entrega maior qualidade aos consumidores.

Considerando o arábica liofilizado, os cafés foram preparados seguindo as orientações das embalagens e posteriormente separados em copos não identificados para que a degustação ocorresse às cegas. Veja o teste completo aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE