O queijo é um alimento cheio de história e variações no Brasil. Entre os mais conhecidos, está o queijo artesanal, famoso pelo sabor marcante.
Mas, na hora de comprar, muita gente se pergunta: será que é artesanal de verdade? Para te ajudar a escolher sem erro, confira aqui como identificar!
Queijo artesanal
De acordo com a matéria de Giulia Howard para o Paladar, um queijo artesanal é aquele feito nas pequenas propriedades e produzido de maneira tradicional.
Além disso, para ganhar essa nomenclatura, é necessário que o produtor coloque a mão em alguma etapa, seja no manejo, na maturação ou nos ingredientes.
Como identificar um queijo artesanal verdadeiro?
Outro fator para ficar de olho sobre o queijo é a sua composição. Isso porque, independentemente de ser artesanal ou industrializado, o alimento precisa ter quatro ingredientes essenciais para ser considerado como um verdadeiro queijo: fermento, leite, coalho e sal.
A dica da queijista e proprietária da Mestre Queijeiro, Mônica Resende, é de analisar o rótulo e procurar pelo leite na composição, pois é o ingrediente base para fazer o prato.
Mundo do queijo
O ano de 2024 foi especial para o universo dos queijos em vários sentidos: a inclusão de novas políticas, sabores e intensidades sendo trabalhados e novos queijos sendo trabalhados no mundo artesanal. Para saber mais sobre o que aconteceu no cenário do latícinio, confira essa retrospectiva.
Queijo fresco
E enquanto você não experimenta o queijo artesanal, colocar a mão na massa e fazer o seu próprio pode ser uma experiência interessante.
Com poucos ingredientes e um processo mais fácil do que se pensa, essa receita prática de queijo chancliche é a opção perfeita para você. Confira a receita completa.