PUBLICIDADE

Radar

Queijo brasileiro é eleito um dos melhores do mundo; veja do que ele é feito

A 36º edição do World Cheese Awards aconteceu em Portugal

Queijo passionata garantiu o 9° lugar geral no World Cheese Awards. Foto: Débora Pereira/Profissão QueijeiraFoto: Débora Pereira/Profissão Queijeira

Quem nunca experimentou um queijo? O laticínio que já se tornou um elemento tradicional da cozinha brasileira, se mostra versátil desde seu uso como acompanhamento ou como prato principal.

De diferentes formas, sabores e processos, o queijo também é uma iguaria muito apreciada e estudada no mundo inteiro. Com isso, sua degustação foi se qualificando e se tornou avaliadora de suas propriedades. E, dessa maneira, competições como o World Cheese Awards foram criadas para eleger as melhores versões do laticínio.

Premiação

Em sua 36º edição, a World Cheese Awards aconteceu em Portugal e trouxe, mais uma vez, uma diversidade de categorias de queijos para nomear as melhores do mundo. Um dos destaques da competição foi o brasileiro passionata, que até foi elogiado por Patrick McGuigan, apresentador da cerimônia final da premiação.

“Se você sentir o cheiro e provar desse queijo leitoso, suave, vai perceber muitos sabores de frutas tropicais. Com uma cerveja IPA de frutas tropicais, como abacaxi e maracujá, ele seria absolutamente incrível. É uma novidade para mim, fiquei fascinado de descobrir que é do Brasil!”, afirmou em seu discurso, de acordo com a matéria de Débora Pereira para o Paladar.

PUBLICIDADE

Queijo

Se, anteriormente, o queijo de Biopark era envolvido por completo em polpa de maracujá, nesta versão os produtores inovaram e envolveram metade dele com flor de calêndula. Seu gosto suave e aroma se destacaram e agradaram o paladar dos jurados. Clique aqui para ver a avaliação completa do queijo.

Segundo Kennidy de Bortoli, um dos autores do queijo, os ingredientes do queijo são fixados com uma resina feita a partir de caseína, que é a proteína do leite. Outra curiosidade interessante foi a troca do nome de “maracujino” para “Biopark”, pois, segundo Bortoli, a nomenclatura antiga lembrava remédios.

Top 10

  • Queijo de Ovelha Amanteigado da Quinta do Pomar, Portugal - 86 pontos
  • Tea Fondada da Chascharia Val Müstair, Suíça - 84 pontos
  • Alpenhorn Mifroma da Elsa, Suíça - 84 pontos
  • La Cava Barus García-Baquero e Lacteas Garcia Baquero S.A., Espanha - 84 pontos
  • Bayley Hazen Blue from Cellars de Jasper Hill, USA - 83 pontos
  • Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco da F.lli Petrucci, Itália - 82 pontos
  • Blugins from La Casearia Carpenedo, Itália - 82 pontos
  • Walo Creamy Lion Cheese da Thurgau da Walo von Mühlenen, Suíça - 82 pontos
  • Passionata do Biopark, Brasil - 81 pontos
  • Snertingdal ysteri Godbiten do Snertingdal ysteri drift AS, Noruega - 79 pontos

PUBLICIDADE

Queijo mahon

Além do queijo brasileiro, a iguaria tem suas variações pelo mundo que prometem variar no sabor e na degustação. Pensando nessa versatilidade, um restaurante decidiu fazer seu menu totalmente baseado no queijo local. O laticínio aparece desde um acompanhamento à refeição principal. Quer descobrir onde é? Clique aqui e confira a matéria completa.

Queijo mahon-menorca curado Foto: Débora Pereira/Revista Profissão Queijeira

Pão de queijo

E agora que você tem noção da fama internacional do queijo brasileiro, que tal experimentar fazer a receita mais tradicional com esse ingrediente? Diretamente de Minas Gerais, o pão de queijo é um prato que já conquistou paladares mundo afora e agora pode estar aí na sua casa. Veja a receita simples e rápida.

PUBLICIDADE

Pão de queijo do Tabõa. Foto: Leo Martins/Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE