O queijo coalho é extremamente versátil e destaca a cultura regional, especialmente na culinária sertaneja. Ele tem a sua versão grelhada, que geralmente é consumida no churrasco, mas também pode compor sobremesas e integrar refeições.
Para provar tudo o que esse queijo tem a oferecer, é necessário conservá-lo da maneira correta. Na matéria de Luigi Di Fiore, Francisco Lobello, artesão queijeiro da Brivido, ensinou a como conservar o queijo coalho.
O profissional menciona que você deve armazenar o queijo coalho em um recipiente que diminua o contato com o ar, guardando então na parte mais fria da geladeira. Isso ajuda a evitar o ressecamento do alimento.
Sendo assim, quando você for preparar o queijo, ele vai entregar todo o seu sabor acentuado de leite e uma textura agradável, com interior macio e casquinha crocante por fora, ou seja, apresentando aspectos que indicam qualidade.
O melhor queijo coalho do mercado
Para criar um combo perfeito, basta escolher uma marca de queijo coalho de qualidade e armazená-la corretamente. Se surgiu a dúvida de qual opção do mercado levar para casa, o Paladar testou 15 marcas disponíveis para te ajudar.
Especialistas prepararam os queijos na grelha e também consideraram a versão crua, com cada uma avaliada quanto a textura, aparência e sabor. Veja o teste completo aqui para conferir o resultado.
Receitas com queijo coalho
Dadinho de tapioca com queijo coalho
Agora que você sabe qual marca de queijo coalho escolher e como conservar o produto, pode apostar em receitas diversas. Que tal começar por esse dadinho de tapioca? Sirva como uma entradinha saborosa. Veja a receita completa aqui.
Cuscuz de carne seca e queijo coalho
Essa receita fácil inclui poucos ingredientes: carne seca, cebola, cuscuz e queijo coalho. Além disso, é bem rapidinho de preparar, pois vai ao fogo apenas por 8 minutos. Veja a receita completa aqui.