Conhecido por ser um aperitivo com presença confirmada na mesa de frios, o queijo ganhou o coração dos brasileiros e se tornou uma iguaria na culinária brasileira. Entretanto, você sabia que esse laticínio é muito viajado e já conquistou o paladar das pessoas ao redor do mundo?
Restaurante Es Tast de na Silvia
Este é o caso do restaurante Es Tast de na Silvia, na Ilha Menorca, no Mediterrâneo. Com um cardápio onde a presença do queijo mahon-menorca está em todos os pratos - seja sutilmente ou não -, o ambiente traz uma experiência diferente do habitual. Clique aqui e descubra os detalhes da experiência.
Com formato de travesseiro, o mahon-menorca é um queijo de leite de vaca cru que aparece com diversas variações, como o fresco, o meia cura, curado ou extra curado. Ele ficou famoso por conta dos seus sabores picantes e de suas versões mais velhas tratadas com azeite e páprica na casca.
No restaurante, um dos destaques são as cocas, pratos semelhantes ao pão de queijo. Estes aparecem como entradas e possuem diversos sabores, como o refrescante queijo fresco com marmelada de limão e umas folhinhas de hortelã ou o de damascos frescos e queijo muito curado de Binigarba (uma fazenda da ilha), finalizado com um fio de miel de outono e cebola caramelizada.
Além desses, o Es Tast de na Silvia também explora o uso do queijo em outros pratos, como o rolado de corvina, que é um robalo gratinado com maionese de queijo, alcaparras e tomate de uma versão especial das praias das ilhas Baleares.
Queijos crus
Depois desse passeio pela ilha do Mediterrâneo, vem descobrir quais são os queijos de leite cru que são considerados os melhores do mundo. Será que o mahon-menorca está na lista? Clique aqui e confira.