O queijo do Serro, como o nome já diz, é feito tradicionalmente na cidade do Serro, uma das regiões históricas de Minas Gerais, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O laticínio é feito de forma artesanal e não engloba apenas o município que leva o nome, mas uma região queijeira inteira, com outras nove cidades. Saiba tudo sobre o queijo na matéria de Cintia Oliveira, no Paladar.
Como é o queijo do Serro?
No local, predomina o modo de fazer queijo minas artesanal, que, recentemente, foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
No entanto, os queijos da região têm como marca registrada a “casca florida”, um aspecto rústico que carrega mofo, além da textura. Os queijos do Serro também são muito cremosos por dentro.
O que diferencia esse queijo?
Mesmo que seja feito da mesma forma do queijo da Serra da Canastra (MG), com leite cru, o queijo do Serro tem um tipo de mofo que só é encontrado lá. Assim, a mesma receita pode ter um resultado completamente diferente nas produções.
Além disso, é possível encontrar diferenças entre os produtos produzidos de uma região para a outra do próprio Serro (MG). Isso acontece devido ao terroir, a raça do gado e a alimentação, que também pode interferir no resultado final do queijo do Serro.