A conservação de alimentos é um ponto muito importante durante a ida ao supermercado. Mas nem sempre nos lembramos de que isso pode ser determinante para manter um iogurte dentro da validade ou um queijo bem conservado na geladeira. Embora armazenar laticínios pareça simples, algumas práticas podem prolongar a vida útil desses alimentos. Confira as dicas abaixo.
Validade dos laticínios
Na hora da compra é importante levar em consideração a validade de cada alimento, alguns aguentam mais e outros menos. No caso dos laticínios, podem durar um pouco mais se conservados da maneira ideal. Os queijos, por exemplo, devem ser guardados individualmente.
Outra dica é que queijos industrializados vem com instruções de conservação e validade das embalagens. Essas informações devem ser seguidas para que você tenha um produto de qualidade na sua geladeira.
Onde guardar laticínios?
O ideal é deixá-los na parte superior da geladeira, onde a temperatura é mais baixa, mas nunca deixe na porta da geladeira, pois o local sofre variações de temperatura conforme você abre e fecha. Isso pode acelerar o processo de deterioração.
Como armazenar queijos abertos?
Após abertos, os queijos devem ser guardados individualmente em recipientes fechados, protegidos do frio direto, para não ressecarem. Outra coisa importante é não misturar os tipos de queijo no mesmo pote, já que isso pode acelerar o processo de proliferação das bactérias.
Uma dica para armazenar laticínios como queijo é ralar e congelar em saquinhos individuais os restinhos. Assim você terá à mão ingredientes para complementar uma receita sem problemas. Veja mais truques de conservação na matéria de Renata Mesquita.