O quentão e o vinho quente são comuns no Sul do Brasil e englobam os pratos típicos das Festas Juninas. Elas são realizadas ao redor do país, mas algumas regiões destacam pratos e bebidas tradicionais de forma mais acentuada.
Essas opções são conhecidas por conterem álcool, açúcar e outros ingredientes não tão saudáveis, o que pode gerar dúvidas acerca do seu consumo. Será que dá para aproveitar as festas consumindo o quentão e o vinho quente sem peso na consciência?
Quentão e vinho quente são benéficos para a saúde?
Especialmente o álcool dessas bebidas pode ser evitado. A sugestão é o consumo das opções que não possuem teor alcoólico, segundo o mestre em nutrição Alex Feitoz. No entanto, se preferir os tradicionais quentão e vinho quente, aposte em quantidades moderadas para reduzir os prejuízos à saúde.
Os outros ingredientes presentes nessas bebidas são benéficos para a saúde e, quando separados, também podem fazer parte de uma alimentação saudável. Estamos falando de canela, cravo, gengibre e maçã.
Cada um desses ingredientes apresenta compostos particulares na composição, em geral vitaminas, minerais, potássio, cobre, flavonoides e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Quando unidos nessas bebidas, são capazes de beneficiar a saúde pois promovem um metabolismo mais acelerado e contribuem para a saúde cardiovascular. As informações são desta matéria do Estadão.
Leia também:
Receitas
Vinho quente
Descubra os passos para preparar o vinho quente em casa. Acrescente as maçãs picadas no caldeirão e aqueça apenas até surgir fervura pra complementar a finalização da receita. Veja a receita completa aqui.
Quentão gelado
Essa é uma bebida típica de Festa junina e que também pode ser saboreada em qualquer época. O grande segredo para o sucesso de sabores da receita é o xarope de especiarias entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Região Sul
Especialmente lembrada pelo quentão e o vinho quente, a culinária típica da região Sul torna-se emblemática. Isso remete a questões históricas, pois esses preparos são influenciados pela culinária alemã, polonesa e portuguesa, mostrando a gastronomia diversa da região. Saiba mais neste link.