Em busca de receitas originais, o projeto ‘Comer História’ descobriu em registros antigos que o brigadeiro não incluía manteiga entre seus ingredientes, ao contrário do formato que conhecemos atualmente e que se tornou um queridinho entre os docinhos.
Por volta dos anos 1940, a receita envolvia o uso de leite condensado e chocolate em pó, mas era realmente complementada com o doce de leite, podendo ser finalizada com granulados - desde essa época, era uma sobremesa ideal para festas infantis.
Uma das discussões que surge sobre o tema é que a inclusão de produtos pré-prontos nesta época pode ter sido motivada pela busca por praticidade na cozinha.
Devido ao leite condensado ser um dos principais componentes da receita, a escolha de uma marca de qualidade é fundamental. No teste do Paladar, a Itambé se destacou como a campeã em desempenho durante o preparo. Leia o conteúdo completo de Chris Campos.
Brigadeiro com doce de leite
Para quem gostaria de aprender essa versão antiga, o Paladar oferece os ensinamentos da chef Nani Mantovani, que mostra como fazer o brigadeiro utilizando doce de leite. Veja a receita completa aqui.
Brigadeiro tradicional
No entanto, se você preferir uma receita mais tradicional, inclua uma colher (de sopa) de manteiga entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.
E se estiver em busca de uma manteiga de qualidade, os especialistas convidados do Paladar elegeram a President como a melhor marca do mercado. Leia o conteúdo completo de Renata Mesquita.
Comer História: o que é?
O ‘Comer História’ é realizado por três historiadores que exploram as relações entre a história e a comida, fornecendo informações atrativas sobre vários destes assuntos nas redes sociais.