Os alimentos podem ser aproveitados integralmente, de forma a oferecer diferentes texturas e sabores aos pratos. Além de demonstrar o quanto a gastronomia pode ser flexível, essa prática também ajuda a evitar desperdício.
Na matéria de Renata Helena Rodrigues, o chef Victor Dimitrow, do Petí Gastronomia, mostrou como aproveitar folhas, raízes e talos em refeições deliciosas, por meio de receitas fáceis. Veja três abaixo:
Picles de casca de melancia
Se você gosta de melancia e não sabe o que fazer com a casca dela, teste essa receita, que transforma a casca em um picles que acompanha manteiga fermentada. Veja a receita completa aqui.
‘Penne’ de talo de abobrinha
O talo, nessa receita, fica semelhante a um macarrão. A sugestão do chef é sirvir o ‘penne’ de talo de abobrinha com pesto de folhas e sementes de abóbora para adicionar ainda mais sabor e textura. Veja a receita completa aqui.
Nhoque de cará-moela
O chef usou as folhas de quiabo, que está entre os alimentos inteiramente aproveitados, para enrolar um filé de peixe branco, que seria o protagonista da receita. O nhoque de cará-moela acompanha esse peixe. Veja a receita completa aqui.