Acontece no mês junho a segunda edição do Festival de Tapas São Paulo. O evento reúne 25 restaurantes paulistanos, que têm receitas inspiradas no hábito espanhol de “tapear”. É isso mesmo, no país ibérico, o termo representa o ato de petiscar.
O festival é uma iniciativa do Escritório de Turismo da Espanha (Turespaña) e tem a curadoria da jornalista gastronômica Luiza Fecarotta. Entre as principais casas participantes, estão os bares De Primeira Botequim, do casal de chefs Gabriel Coelho e Júlia Tricate, o Koya88, comandado pelo chef Thiago Maeda, além dos restaurantes Jiquitaia, do chef Marcelo Corrêa Bastos e de sua irmã, Nina Bastos. O evento teve início no último dia 15 e vai até 30 junho.
O melhor tapa do festival
Durante os dias de atração, um júri formado por especialistas vai percorrer os estabelecimentos que fazem parte do festival. Ao final, eles vão eleger a melhor tapa e o vencedor ganhará passagens aéreas para a Espanha.
Neste ano, a competição ainda contará com o voto popular e o público terá a chance de eleger o seu prato favorito no site da Turespaña, além de concorrer a um jantar com acompanhante no estabelecimento ganhador. Saiba tudo sobre o festival na matéria de Cintia Oliveira.
De Primeira Botequim
Localizado na Vila Madalena, o restaurante se inspirou nos clássicos botequins cariocas para trazer uma cara de bar. A prato da casa para o evento é a lula à dorê, que leva tomate frito, abacate e pó de pimentão.
- Endereço: R. Aspicuelta, 271, Vila Madalena. 3816-5186.
Koya88
O bar asiático localizado na Vila Buarque vai oferecer para o festival o nigiri crocante com vinagre em pó, shoyu, pargo curado, kombu, tomate em pó e jamón.
- Endereço: R. Jesuíno Pascoal, 21, Vila Buarque. 94066-8846.
Jiquitaia
O restaurante fica em um charmoso casarão no bairro do Paraíso. Para o evento, o local apresenta a mini fritada de batata com bacalhau, azeitonas e aioli.
- Endereço: R. Coronel Oscar Porto, 808, Paraíso. 3051-5638.