O vinho é frequentemente utilizado para realçar os sabores dos pratos, adicionando profundidade e equilíbrio. Ao ser cozinhado, o álcool evapora, deixando para trás os aromas e sabores distintos do vinho, que se misturam aos demais ingredientes.
A matéria de Luigi de Fiore destaca especialmente os vinhos do Porto utilizados como parte do caldo de cozimento para carnes robustas, como javali e cordeiro, ou a partir de um molho que pode ser combinado entre os ingredientes para acompanhar esses pratos. Além de acrescentar doçura, esse vinho também adiciona suculência às carnes.
Esses vinhos também harmonizam bem com receitas como brigadeiros, bolo de frutas vermelhas e pudins, ou seja, diversas sobremesas (Leia mais). Nesse contexto, Suzana Barelli ressalta ao Paladar a importância de que a doçura do vinho seja igual ou superior à da receita para alcançar um equilíbrio perfeito. (Conteúdo completo).
Ao portal Band, a chef Bárbara Frazão, vencedora de um dos MasterChef Profissionais, sugere que os vinhos brancos podem intensificar o aroma do prato, dependendo da forma como são utilizados, enquanto os vinhos tintos podem realçar caldos ou molhos.
Guia dos Vinhos
O Guia dos Vinhos, do Paladar, aborda uma variedade de assuntos sobre vinhos, incluindo os seus tipos, faixas de preço, variedades de uvas, e muito mais. Acesse aqui.