Uma das grandes influências que a Europa exerceu no Brasil, como parte dos desdobramentos das invasões entre os séculos XV e XVIII, está presente na culinária, especificamente na área da confeitaria e da panificação, visto que alguns doces como petit gateau e eclair (também conhecido bomba de chocolate) são facilmente encontrados em restaurantes.
Além disso, um item que já é parte essencial da vitrine da maioria das padarias brasileiras é o croissant, uma espécie de pão de origem austríaca feito em camadas, com uma massa amanteigada, dourada e crocante por fora enquanto mantém o interior macio, que pode ser ou não recheado.
A iguaria que agrada os mais diversos gostos tem até data de celebração: 30 de janeiro! E para comemorar, o Paladar elaborou um roteiro com as cinco padarias que oferecem os melhores croissants da cidade de São Paulo.
Você pode conferir os endereços, sugestões do que pedir e preços na matéria ‘Dia do croissant: confira cinco bons lugares para comer essa delícia em SP’, por Giulia Howard, disponível aqui.