Publicidade

Publicidade

Radar

Saiba onde comer e o que fazer no Circuito das Frutas, polo turístico de São Paulo

A rota é formada por dez municípios com diversas opções de lazer e experiências gastronômicas

Vinícola Bramasole, localizada em Indaiatuba, uma das cidades que compõem o Circuito das Frutas. Foto: Via Instagram/@circuitodasfrutasFoto: Via Instagram/@circuitodasfrutas
Vinícola Bramasole, localizada em Indaiatuba, uma das cidades que compõem o Circuito das Frutas. Foto: Via Instagram/@circuitodasfrutas

Circuito das Frutas é o nome dado ao conjunto dos municípios de Jundiaí, Indaiatuba, Jarinu, Valinhos, Atibaia, Morungaba, Itupeva, Vinhedo, Itatiba e Louveira, que abrigam diversas propriedades rurais e promovem vários eventos relacionados à produção local. É nessa região, inclusive, que é realizada a Festa do Morango e da Uva.

O polo turístico oficialmente fundado no ano 2000 oferece inúmeras opções de lazer e experiências gastronômicas. Na revista Qual Viagem, Cláudia Costa recomenda alguns eventos e estabelecimentos para conhecer:

Jarinu

Jarinu abriga vinícolas e alambiques abertos para visitação. A Vinícola Santa Bruna serve excelentes refeições harmonizadas a bons vinhos em uma área com lago, e o Alambique Zanoni oferece licores tradicionais.

PUBLICIDADE

Louveira

A cidade conta com empórios e vinícolas que permitem ao visitante degustar vinhos, geleias e licores artesanais, conhecer a história e o processo de fabricação e adquiri-los.

Valinhos

Conhecida pela produção de goiaba e figo, Valinhos promove a Festa do Figo e a Expo Goiaba todos os anos, fortalecendo o comércio local e movimentando a área cultural.

Jundiaí

PUBLICIDADE

A cidade tem o Parque da Uva, onde anualmente ocorre a famosa Festa da Uva. Sendo uma das maiores colônias italianas do país, a região conta com 20 adegas produtoras de vinho tinto, branco, rosé, entre outros tipos, e algumas estão em funcionamento há mais de 100 anos.

Morungaba

A região é considerada estância climática e chama a atenção pela produção de laranjas, pêssegos, uvas, figos, compotas, temperos e doces tradicionais.

Itupeva

Um dos destaques da cidade é o Sítio Sassafraz, que oferece café da manhã colonial, caixas para piqueniques que podem ser realizados no próprio local e proporciona aos visitantes a oportunidade de colher legumes, verduras e frutas orgânicas.

PUBLICIDADE

Itatiba

Itatiba abriga propriedades com plantações de diversas frutas, onde é possível visitar e degustar. Além disso, é lar da tradicional Festa de San Genaro.

Vinhedo

Todos os anos a região celebra a Festa dos Vinhos e a das Frutas, que contam com exposição e leilão de frutas, pisa de uvas e outras atrações.

Atibaia

PUBLICIDADE

Palco da Festa do Morango e da Festa das Flores, Atibaia tem muitos pesqueiros e adegas. Vale a pena visitar o Santo Pouso Bar para consumir drinques contemplando uma bela vista e o Empório dos Morangos, que zela pelo cultivo semihidropônico e sem agrotóxico dos frutos.

Indaiatuba

Um dos destaques de Indaiatuba fica por conta da produção de uva e acerola orgânica. A cidade também organiza celebrações como a Festa da Tradição e a Festa das Nações Unidas, que oferecem pratos típicos.

Veja também: a melhor linguiça toscana do mercado

PUBLICIDADE

Júri especializado do Paladar faz teste às cegas com 10 marcas e seleciona a melhor linguiça toscana do mercado. Quer saber o resultado? Clique aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE