Uma sardinha de qualidade deve apresentar carne firme, com aspecto gordinho e aroma fresco do mar. Esses são os indicativos que revelam sua qualidade. Depois dessa certeza, é o momento de realizar a limpeza do peixe.
Valdeci Castro, gerente geral do Rancho Português São Paulo, explica em uma matéria de Giulia Howard que o primeiro passo é remover as escamas do peixe. Em seguida, é necessário utilizar utensílios de cozinha para retirar as espinhas.
Embora possa parecer uma etapa mais complexa, o processo é bastante simples. Basta abrir o peixe pela parte superior com uma faca, enquanto segura com um garfo, e retirar a espinha central. Assim, a limpeza estará completa.
Valdeci também compartilha quais são os preparos mais tradicionais que envolvem a sardinha, além de sugerir os acompanhamentos e as bebidas ideais para acompanhar esse peixe. Leia o conteúdo na íntegra para outras dicas.
Arroz com sardinha e ovo
Apesar de serem dois ingredientes simples, eles proporcionam textura e sabor ao paladar, sendo também fácil de reproduzir em casa. Veja a receita completa aqui.