Nas abóboras moranga ou japonesa, você encontra as sementes de abóbora, que, embora pouco utilizadas na culinária, podem ser consumidas com ou sem casca, cruas ou em receitas.
Bianca Gonçales de Oliveira, nutricionista da Clínica CliNutri, explicou ao Paladar que, além de saborosas e versáteis, essas semente também oferecem benefícios para a saúde, especialmente quando consumidas com moderação.
Sua composição potente inclui zinco, proteínas, ferro, magnésio, fibras e outros nutrientes essenciais. Esse conjunto de compostos pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a saúde cardiovascular.
Embora a semente de abóbora seja benéfica, é importante lembrar que seus efeitos positivos são aproveitados quando ela é consumida com moderação, além de que deve acompanhar uma dieta balanceada, incluindo outros nutrientes essenciais, e práticas saudáveis, como hidratação adequada e exercícios físicos.
Quantas sementes de abóbora posso consumir por dia?
Como mencionado anteriormente, a semente de abóbora deve ser consumida com moderação, devido a quantia considerável de calorias. A nutricionista recomenda 30 gramas diárias de consumo, o que manterá equilíbrio entre calorias e demais componentes.
Receitas com semente de abóbora
Crumble de abóbora, coco, castanha-do-Brasil e semente de abóbora
Não sabe como incluir a semente de abóbora na alimentação? Comece por esse crumble facilmente preparado em casa, que pode acompanhar uma colher de iogurte. Veja a receita completa aqui.
Semente abóbora crocante
As sementes de abóbora preparadas desse modo, ou seja, torradinhas, são como um petisco saboroso e nutritivo, que ficam prontas em seis minutinhos em uma AirFryer. Veja a receita completa aqui.