A semente de abóbora pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em supermercados, mas, muitas vezes, a dúvida é como incluir esse alimento na culinária. Bianca Gonçales de Oliveira, nutricionista da Clínica CliNutri, ensinou ao Paladar o melhor jeito de comer a semente de abóbora.
Começando por dicas básicas, a profissional citou que dá para consumir essa semente com casca ou sem, dependendo da sua preferência. Ela também é ótima crua ou em receitas, mas a melhor forma ainda tem a vantagem de preservar seus benefícios.
Para isso, Oliveira recomenda consumi-las cruas ou torradas, prestando atenção também no uso moderado de complementos, como o sal. Além disso, as sementes de abóbora também devem ser consumidas em uma dieta balanceada, acompanhada de práticas saudáveis.
E a quantidade por dia?
Embora a composição da semente de abóbora tenha bons nutrientes, não dá para desconsiderar a sua quantidade significativa de calorias. Por isso, consumir cerca de 30 gramas diariamente é o ideal, evitando exageros e trazendo assim o equilíbrio necessário.
Quais são os benefícios de comer semente de abóbora?
A semente de abóbora pode contribuir para a boa saúde digestiva e cardiovaluscar, entre outros benefícios, porque possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, minerais e nutrientes diversos. Conheça mais benefícios no artigo.
Receitas com semente de abóbora
Veja como usar sementes de abóbora em uma farofa nutritiva e em uma salada simples. Confira as receitas abaixo:
Farofa nutritiva com sementes de abóbora
Use aveia, gergilim, semente de chia, semente de abóbora e linhaça dourada para preparar essa farofa, que também pode acompanhar queijo branco ou ricota. Veja a receita completa aqui.
Salada com semente de abóbora
Para preparar essa salada simples com semente de abóbora, basta misturar os ingredientes em uma tigela e temperar conforme a sua preferência. Veja a receita completa aqui.