Tradicionalmente, estamos acostumados com sorvetes gelados de textura cremosa e suave. No entanto, o sorvete turco, conhecido como dondurma, oferece uma experiência diferente.
Produzido na província de Kahramanmaraş, no sul da Turquia, o dondurma é famoso por sua textura espessa, densa e elástica. E em vez de lambê-lo de um cone, esse sorvete é apreciado de uma forma única: servido em um prato e consumido com garfo e faca.
De acordo com a BBC, os únicos ingredientes necessários para se produzir o dondurma são uma mistura de leite de cabra, ovelha e vaca, salep (farinha de bulbo de orquídea) e açúcar de beterraba. “Se você quer o original, faça com leite de cabra puro. Para a consistência, usamos salep de qualidade das montanhas”, explicou Mehmet Vanlı, mestre de sobremesas que administra a loja Hacıhaliloğlu em Bayrampaşa e faz dondurma há meio século.
Diferentemente do sorvete habitual que conhecemos, no calor do sol, o dondurma não derrete facilmente. “Mas derrete no vento”, disse Vanlı.
Produção complicada
O sucesso do sorvete turco, vem também da sua dificuldade em produzi-lo, já que metade dos ingredientes são das montanhas. Monte Ahır, é o nome da montanha onde apresenta uma alta biodiversidade. Como por exemplo, o leite das cabras pastando em meio a ela são nutritivos, por causa do tomilho, açafrão e jacinto que se alimentam.
Além disso, a orquídea salep, que é usada na fabricação, também é encontrada nessa montanha e ela é responsável em permitir que o sorvete estique continuamente sem quebrar, como uma espécie de estabilizador, como explicado pelo Dr. Kübra Yüzyüncil, pesquisador de alimentos e agricultura para BBC.
Confira
Melhores sorveterias de São Paulo
Após esse papo gelado sobre o sorvete turco dondurma, que tal conferir algumas sorveterias espalhadas pela grande São Paulo? Nesta matéria de Matheus Mans, repórter do Paladar, você confirma quais são as favoritas segundo alguns especialistas no assunto.