A romã é uma fruta com aspecto místico e dizem que ela traz sorte quando consumida no Ano Novo ou Dia de Reis. Mais do que sorte, porém, ela apresenta benefícios à saúde. Cientistas apontam que o suco desse fruto é capaz de ajudar a combater o câncer de próstata.
Segundo um estudo publicado Clinical Cancer Research, o consumo de suco de romã contribui para a redução das células da doença, como mostra a matéria publicada no Estadão.
Pesquisa
Pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson da Universidade da Califórnia descobriram que o suco dessa fruta freia a proliferação das células do câncer de próstata e promove a morte delas. Além disso, após uma intervenção cirúrgica, o suco de romã pode ajudar a reduzir o antígeno prostático específico (APE) que é o marcador da doença.
Embora a descoberta seja importante, é necessário fazer mais estudos para comprovar o desempenho da fruta contra a doença.
Receitas com romã
Agora que você já sabe como o suco de romã pode ser bom para saúde, que tal conferir outras receitas com a fruta para testar em casa? Confira abaixo:
Salada de grãos
De sabor incomum, essa salada traz toques ácidos, adocicados e salgados, ao mesmo tempo, sendo uma opção refrescante para os dias mais quentes. Veja a receita completa.
Berinjelas com romã
As berinjelas sempre costumam aparecer em entradas, acompanhamentos ou até mesmo em saladas. Quando misturadas com a romã ficam ainda mais deliciosas. Veja a receita completa.
Arroz com pernil e romã
Esse prato com arroz vai te surpreender ao juntar o pernil com romã. A combinação fica deliciosa, já que o doce da fruta acompanha perfeitamente o sabor da carne. Veja a receita completa.
Ritual de Ano Novo
Acredita-se que cada semente da romã representa um mês do ano e, ao saboreá-las, as pessoas atraem prosperidade e abundância para os meses que virão.
No ritual, realizado durante a virada de ano, as pessoas costumam colocar na boca doze sementes da fruta, sem morder, mentalizando alguns pedidos. Em seguida, elas devem secar as sementes de romã e guardá-las na carteira ao longo do ano como um amuleto.
Mas se você esquecer das sementes de romã no Réveillon, não tem problema. Quem não conseguir cumprir ainda pode fazer o mesmo ritual no Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro.