Os sucos detox ganham destaque no verão, integrando-se frequentemente em variadas dietas. Além de serem opções refrescantes nos dias quentes, eles auxiliam o corpo na eliminação de toxinas e na redução de processos inflamatórios, comumente causados por dietas ricas em sódio e gordura.
Com as festividades de fim de ano e os encontros com amigos, familiares e colegas de trabalho, o suco detox emerge como uma escolha inteligente para iniciar o ano de maneira saudável.
É importante ressaltar que, apesar de seus benefícios, ele não deve substituir refeições completas, sendo ideal como um lanche alternativo à tarde, por exemplo. Para preparar um suco detox eficaz, combine vegetais e frutas a uma base líquida, que pode ser chá, água natural ou água de coco, e considere adicionar sementes ou farelos para intensificar seus efeitos. A seguir, veja três receitas de suco detox da nutricionista Thaís Barca:
Suco verde clássico
O suco verde clássico que leva couve e limão. A bebida é rica em vitamina, ferro e cálcio, devido à folha verde escura da couve e pode ser feita com água de coco ou normal. Veja a receita aqui.
Suco verde com maça, abacaxi e ameixa
Esse suco verde leva frutas como maçã, abacaxi e ameixa, que além de darem suculência ao suco, ajudam na saúde intestinal. O toque de verde fica com as folhas de hortelã e da couve. Veja a receita aqui.
Suco verde com linhaça e cúrcuma
Um suco verde com mais ingrediente que o comum, essa bebida tem ótimas propriedades anti-inflamatórias pelo mix de folhas verdes escuras, linhaça, cúrcuma e até aloe vera. Veja a receita aqui.