Publicidade

Publicidade

Radar

Superalimento: conheça os benefícios da ora-pro-nóbis e veja receitas para inserí-la no dia a dia

A planta, além de muito saudável, é versátil e pode integrar o preparo de diversos pratos

Ora-pro-nóbis. Neste estágio, as folhas se formam como miniflores. São suaves e crocantes. Um bom tempero para saladas, quiches e peixes. Mas não deixe de provar com frango. Foto: Filipe Araujo/AEFoto: Filipe Araujo/AE

Integrante do grupo de plantas alimentícias não-convencionais (PANCs), a ora-pro-nóbis é classificada entre os superalimentos por sua alta concentração de proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos, que causam uma série de benefícios à saúde de quem a consome.

A planta é de fácil cultivo e não implica em grande degradação do solo, sendo uma opção muito sustentável de alimento, entretanto não é muito popular em regiões além do Estado de Minas Gerais. Felizmente, esse cenário tem mudado, e a ora-pró-nóbis tem se tornado uma tendência de consumo.

Além de muito saudável, a planta é versátil, e pode integrar as mais diversas receitas. Separamos, nesta matéria, três sugestões fáceis e deliciosas:

Bolo de abóbora com ora-pro-nóbis

Feito abóbora madura e queijo meia cura ralado, esse bolo é simples e fica pronto rapidamente. Veja o passo a passo aqui.

PUBLICIDADE

Aproveite a abóbora madura para fazer essa receita leve e colorida.Aprenda como fazer. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Salada de folhas orgânicas

Usar a PANC em uma salada é uma opção um tanto quanto óbvia, mas, ainda assim, muito saborosa. Confira a receita completa aqui.

Salada de folhas e pancs da chef Mara Salles. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Porquinho prensado

PUBLICIDADE

Até para finalizar carnes a ora-pro-nóbis é bem-vinda. Neste caso, porções bem temperadas de barriga de porco. Aprenda a fazer aqui.

Porquinho prensado ensinado por Frederico Trindade e Felipe Rameh Foto: Roberto Seba|Estadão

Conheça mais sobre esse e outros superalimentos por meio da matéria ‘Superalimentos existem? Veja 12 itens que já receberam o polêmico apelido’, por Regina Célia Pereira, disponível aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE