Quando pensamos em tomar um vinho não há quem convença que a taça não é a melhor opção. Mas você sabe qual é o tipo ideal?
Para responder essa dúvida, o Paladar conversou com Suzana Barelli, colunista da Le Vin Filosofia. A especialista explica que o tipo de taça de vinho vai depender principalmente do estilo de degustação. Confira abaixo:
Degustação técnica
Caso seja uma avaliação mais técnica, o aspecto visual é muito importante. " Uma taça de cristal transparente é importante para uma degustação mais técnica”, explica.
Degustação informal
Já em uma degustação informal, durante um jantar ou uma festa, as taças podem ter cor diferentes e que completem a decoração e experiência dos convidados. “Numa degustação informal, uma taça bonita vai fazer um impacto visual diferente, mas não vai atrapalhar em momento nenhum a degustação”, esclarece Suzana.
Taça para espumante
Segundo a especialista, o modelo da taça pode melhorar o espumante. Ela indica duas taças: a flute, aquela mais alta e fina, capaz de conservar todos os aromas do vinho; e a taça mais comum, que é aberta e ajuda na hora de provar a bebida. “Esses dois modelos de taça funcionam bem com espumante”, afirma.