Entrar em um restaurante mexicano é se deparar com burritos, pimentas e tacos entre as opões do cardápio. No México, país de origem, o taco é amplamente consumido nas ruas. No preparo de cada um deles, há um ingrediente especial, segundo o chef Gerardo Cerros: o coentro, responsável pela coloração, sabor fresco e levemente apimentado.
Segundo o portal Eater, a importância do coentro no taco -inclusive indispensável, como define o chef- veio à tona devido à escassez do ingrediente causada por um longo período de seca, má distribuição de água e outros motivos regionais que afetam o cultivo da planta.
Esses motivos refletem no preço do coentro, dificultando as compras dos chefs que vendem as iguarias nas ruas, pois eles passam a enfrentar desafios para criar o taco completo e lucrar. Embora o chef tente utilizar menos o ingrediente, ele admite: ‘‘não é a mesma coisa’'.
Receitas de tacos
Tacos mexicanos
A tortilha de milho é recheada com diversos ingredientes saborosos para formar estes tacos mexicanos. Eles podem ser uma refeição completa ou um aperitivo entre amigos e familiares. Veja a receita completa aqui.
Tacos de jicama e abacate
Em apenas quatro passos, indicados pela chef Patricia Quintana, do restaurante Izote (México), você prepara o tacos de jicama e abacate e pode servir a iguaria com seu leve e diferente sabor para toda a família. Veja a receita completa aqui.
Coentro no nordeste brasileiro
Em uma viagem gastronômica para o nordeste do Brasil, Gisele Rech destacou que o coentro vai muito além do méxico, estando presente em muitos pratos populares de restaurantes da região brasileira.
Ela explorou, em seu conteúdo, os motivos do coentro ter uma linha complexa de ‘’amor e ódio’' entre a maioria das pessoas, além de mencionar sua versatilidade e receitas. Confira o conteúdo completo aqui.