Conhecida por iguarias um tanto singulares, como escargot e foie gras, e também por delícias populares como mousse, bolo fraisier, petit gateau, entre outras, a culinária da França não é apenas prestigiada pelo mundo inteiro como também exerce influência nas mais diversas cozinhas.
Por esse motivo, o país é também um grande polo gastronômico, repleto de restaurantes que se destacam pelo alto nível de qualidade aliado à sofisticação e ao tradicionalismo. Quem deseja conhecer a culinária local pode se guiar pelo TasteAtlas, que elencou os melhores estabelecimentos em uma lista. Boa parte dos contemplados também são premiados com estrelas Michelin; confira os 10 primeiros colocados:
- Julien (em Fouday)
- Restaurant Paul Bocuse (em Collonges-au-Mont-d’Or)
- L’Air de Famille (em Toulouse)
- Bistrot Dupont (em Point-Sainte-Marie)
- Les Plaisirs (em Peillon)
- Les Petit Parisiens (em Paris)
- Le Biniou (em Pléneuf-Val-André)
- Taillevent (em Paris)
- Olive & Artichaut (em Nice)
- Les Canailles Menilmontant (em Paris)
Como funciona o TasteAtlas?
O TasteAtlas, diferente do Guia Michelin, não tem validação profissional. A plataforma é utilizada por amadores que desejam registrar suas experiências com comidas, bebidas, restaurantes, entre outros aspectos do universo da gastronomia, atribuindo avaliações e notas que variam entre 0,5 e 5. O site, por sua vez, coleta esses dados e elabora listas setorizadas de acordo com as médias.