O leite, um alimento de origem animal, fornece uma infinidade de subprodutos, e entre eles está o saboroso doce de leite pronto, resultado da adição de açúcar à matéria-prima sob um certo tempo de cozimento - e, depois, resfriamento. Essa sobremesa é muito popular em países latinos, como o Brasil e a Argentina
Em latas de metal, potes de vidro ou de plástico, fato é que o doce de leite do mercado facilita muito a vida de quem deseja comer a iguaria, seja pura ou em alguma receita.
Mas, em meio a tantas opções de marcas para o mesmo produto, qual delas é a melhor para se ter na geladeira ou na dispensa de casa? É aí que entra o Paladar com mais uma edição de testes.
Teste completo: especialistas e critérios
Para essa edição, o time -formado pelos especialistas Paula Cimini, confeiteira e influenciadora no @thecookieshop; Márcia Garbin, chef e proprietária da Gelato Boutique; e Eduardo Almeida, chef do Qui o Qua- provou amostras das 10 marcas mais populares, levando em consideração a textura e o equilíbrio do açúcar entre os critérios de avaliação.
Qual é o melhor doce de leite do mercado?
O doce de leite produzido pela Havanna foi, disparado, o melhor da lista, conquistando o paladar dos jurados pela textura firme e por ser muito saboroso e caramelizado, além de considerado ideal para fazer parte de recheios conforme apontaram os especialistas.
Pódio completo
Embora a Havanna tenha se destacado como a melhor marca de doce de leite pronto, a La Sereníssima conquistou o 2º lugar pelo aroma agradável, textura muito cremosa e sabor surpreendente no paladar. Enquanto isso, a Momento Mambo fechou o pódio do teste ao ficar em terceiro lugar pelo sabor tradicional ao doce de leite mineiro e por ser caramelizado na medida certa. Confira todas as marcas avaliadas aqui.