Nem sempre o leite condensado foi visto como uma guloseima. Antes, sua criação ocorreu para suprir a falta do leite fresco, sendo assim, era um leite concentrado já adoçado e, na época, servia como fonte de alimentação.
Até que alguém usou o ingrediente no brigadeiro e descobriu uma combinação de sucesso, adentrando o leite condensado ao mundo da confeitaria. Para qualquer produção, é essencial contar com um leite condensado de qualidade. Você sabe qual marca do mercado escolher?
Teste cego
Para te ajudar nessa tarefa, Paladar reuniu um time de especialistas e testou 13 marcas de leite condensado das prateleiras. Elas foram colocadas em potes apenas enumerados, garantindo um resultado imparcial.
Entre cada prova, o time avaliou critérios como cor, sabor, aroma e textura. Ao final da degustação, uma marca se destacou em segundo lugar: Qualitá.
Qualitá
O leite condensado da marca apresentou um bom conjunto, segundo os especialistas, com ótimo aroma, sabor equilibrado e textura lisa e encorpada, garantindo o Selo Prata no teste.

Além dela, a Parmalat ficou com o Selo Ouro, ocupando a primeira posição ao receber nota 10, enquanto a marca Leite Moça conquistou o Selo Bronze pela gordura de qualidade, sabor equilibrado e textura perfeita. Veja o teste completo aqui.
O bom leite condensado
O bom produto deve apresentar aroma agradável, fluidez, densidade diferente, e, principalmente, equilíbrio entre açúcar com gordura e textura, conforme explicaram especialistas no teste do leite condensado.