Ricardo Castanho, especialista em azeites de oliva, explicou durante um teste de Paladar que azeites com faixa de preço semelhantes costumam ser ‘‘próximos sensorialmente’', mas ainda assim alguns se sobressaem em relação a outros. Esse parâmetro sensorial é um dos que definem um azeite extra virgem, junto com outros quesitos de acordo com a legislação.
Levando em consideração essa categoria e uma média de preço de até R$ 70, o Paladar reuniu Ricardo Castanho e outros especialistas para avaliarem, às cegas, 20 marcas de azeite extra virgem populares nas prateleiras dos mercados.
Melhor azeite extra virgem do mercado
Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.
Na sequência, as outras duas marcas em destaque foram: O.live & Co (2º), também Chileno, e Cocinero (3º), Argentino. A segunda colocação revelou uma picância marcante e sabor potente, enquanto a última posição do pódio foi notável pela intensidade e aroma forte.
Azeites de países vizinhos
Apesar das diferenças, os três produtos entregaram um sabor que sobressaiu no paladar, por isso ganharam destaque na classificação. O interessante é que todos os azeites do pódio são de países próximos.
‘‘Um azeite produzido no Chile, por exemplo, chega muito rápido Brasil e, portanto, mais fresco do que um azeite produzido na Europa’', explica Bia Pereira, produtora do azeite premium Sabiá, sobre essa curiosidade. Confira todas as marcas avaliadas no teste completo.
Teste às cegas
Esse resultado e as considerações sobre cada azeite extra virgem ocorreram durante a degustação às cegas, ou seja, sem que as amostras dos produtos fossem identificadas inicialmente, mas avaliadas em aroma, picância e amargor. Os especialistas beberam goles de água com gás e pedaços de maçã para limpar o paladar, tornando o resultado mais eficaz.