Existem alguns pontos que ajudam a identificar se um chocolate ao leite para fazer ovo de Páscoa tem qualidade. Um deles é a presença de manteiga de cacau entre os ingredientes do produto, que fazem com que o sabor fique próximo do autêntico, segundo especialistas explicaram durante o teste do Paladar para descobrir o melhor do mercado.
Para isso, em uma iniciativa 100% editorial, Paladar selecionou a linha profissional de nove marcas de chocolate ao leite encontradas no mercado, deixando de fora blends e coberturas fracionadas.
O teste contou com porções iguais (com exatamente 200g cada), portanto, as marcas foram tiradas de suas respectivas embalagens e transferidas para tigelas apenas numeradas.
Cada uma das opções foi avaliada quanto ao aroma, sabor, textura, aspecto visual e comportamento do produto, tudo durante a produção do zero de nove cascas de ovo de Páscoa. Com isso, uma marca se destacou em 2º lugar: Callebaut.
Callebaut (2º lugar)
A marca levou o Selo Prata ao receber elogios pelo bom derretimento, aroma de baunilha, sabor com notas lácteas agradáveis e cremosidade na medida certa.

Além da Callebaut - 823 33,6% cacau (callets), a Unique - 35% (em gotas) conquistou o Selo Bronze ao apresentar boa fluidez, dulçor moderado, textura cremosa, brilho bonito e personalidade no sabor.
Já o Selo Ouro ficou com a Cacao Barry - Alunga 41% (callets) por causa do gosto intenso de cacau com notas de caramelo, boa fluidez e brilho chamativo. Veja o teste completo aqui.
Outras dicas para escolher chocolate
Além da presença de manteiga de cacau (e não de outras gorduras vegetais) ser essencial, você também pode verificar os demais componentes, como basicamente açúcar, leite e massa de cacau -mais do que isso, menor a chance de maior qualidade.
Já a data de validade fecha as três dicas dos especialistas sobre como identificar um bom chocolate ao leite para fazer ovo de Páscoa. Observe se ela indica que os componentes estão novos, o que ajuda a refletir suas principais características em cada mordida.