Originário de Worcester, durante o século 19, o molho inglês conquistou espaço nas cozinhas e se tornou mestre em apresentar mais umami nas receitas. Ele se comporta como pau para toda obra, sendo um ótimo acompanhamento para pratos de diferentes concepções - desde o tradicional estrogonofe até o inusitado drinque bloody mary.
Essa participação assídua na gastronomia tornou esse molho objeto de análise do Paladar, que reuniu especialistas para avaliar 9 marcas nacionais do produto que estão disponíveis no mercado atualmente.
Em um teste às cegas, Derek Wagner, sócio do Hospedaria, Eduardo Strumpf, da Strumpf, Janaína Torres, do Bar da Dona Onça, e a banqueteira Valéria Minczuk averiguaram textura, sabor e aroma dos exemplares. Confira a marca que ficou em segundo lugar no Paladar Testou:
Gota - 2º Lugar

Após uma minuciosa avaliação dos jurados, a marca Gota ganhou o Selo Prata do Paladar e chamou a atenção por conta da sua nota interessante de café e sua coloração intensa. Na época que foi adquirido, o exemplar de 150 ml custou R$ 2,79. Veja o ranking completo.
Leia também
História do molho inglês
E se você voltar alguns séculos e entender a origem do molho inglês? Ele tem raízes inglesas, mas suas influências já rodaram o mundo inteiro e se consolidaram em receitas de diferentes culturas.
Com uma composição original que ainda se mantém como um mistério a ser resolvido, o molho inglês nasceu em Worcester como um objeto que alavancou ainda mais a indústria alimentícia da região. Confira a matéria completa.

Molho para salada
Um outro condimento para conhecer além do molho inglês e acentuar sabores é o de saladas. Ele possui um equilíbrio bem específico para essa categoria de alimentos e é um ótimo aditivo para um cardápio com mais intensidade. Veja a matéria completa.